DirectX 11 - Saiba quase tudo sobre esse poder.


Já faz um tempo que eu não posto aqui no site. Fiquei mais motivado após ver que somos um dos 30 blogs mais votados do brasil na categoria de games! Então eu vou postar alguns especiais para vocês aproveitarem. E ainda tem mais! Próximo mês eu vou estar fazendo uma super-surpresa para vocês que inclui a minha placa de vídeo! Próximo mês a partir do dia 19 vou estar com essa surpresa para vocês. Ainda não votou na gente no Top Blog? Então clique aqui ou no banner ao lado do site e vote já! Bom, vamos voltar para o especial, né?



Tessellation
Tessellation é uma imensa tecnologia que foi cada vez mais aprimorada com o tempo. Tessellation nada mais é do que uma forma para aumentar, e muito, a renderização de polígonos em um objeto ou em vários; utilizando renderização em tempo real. Uma das maiores empresas de placas de vídeos: AMD, usa a tecnologia de tessellation desde 2001 antes chamada de Truform. Tessellation tem seu suporte em Xbox 360, porém não é tão aprimorada quanto em PCs e consoles devido ao lag. Lembra quando você jogava um jogo como Devil May Cry e era possivel observar a bota do Dante super "quadrada"? Caso a tecnologia de tessellation fosse aplicada no jogo, a bota do personagem seria muito mais "redonda", ou seja, muito mais realista. Dois grandes jogos que são utilizadas a tecnologia de tessellation são: Crysis 2 (após o patch) e Metro 2033.

Renderização de múltiplo-núcleo

Mais um fator útil do DirectX 11 é a renderização de múltiplos-núcleos. Com essa ferramenta, os gráficos são capazes de serem renderizados não só na GPU (Unidade de processamento gráfico) como na CPU (Unidade de processamento central). Esse tipo de renderização só deve ser utilizada com processadores com mais de um núcleo (dual-core, quad-core, etc), e com essa renderzação o seu PC não será mais sobrecarregado com os jogos, pois ele estará sendo estabilizado em todos os núcleos do sistema, podendo até mesmo utilizar outros programas como o Firefox, MSN em conjunto com o jogo experienciando uma quantidade mínima de lentidão. Todos os jogos que utilizam a Source Engine possuem um suporte para a renderização de múltiplo-núcleo. Os jogos estão tendo cada vez mais suporte para essa renderização.

DirectCompute

DirectCompute é uma ótima ferramenta que faz com que efeitos shaders, alguns aplicativos e físicas (physics) sejam acelerados pela GPU, ou seja, a placa de vídeo. Más o que isso iria te benefeciar? Isso iria fazer com que sejam renderizadas de uma forma bem mais acelerada e bem mais dinâmica os aspectos acima. Um exêmplo disso é a nVidia PhysX que aproveita dessa tecnologia de uma forma dinâmica, porém não possui suporte para placas AMD. Isso não significa que podemos deixar de lado o processamento desses aspectos através da CPU, existem programas específicos para fazer a troca do processamento para CPU, más caso você possua uma boa placa de vídeo (uma placa acima da série HD4XXX ou GeForce GTS) é recomendado a utilização do DirectCompute. Caso você possua uma placa de vídeo não muito boa como a GeForce 9500 ou a 9800 que não possui suporte total de DirectCompute, você pode desativar a PhysX ou simplesmente usar o programa citado anteriormente. Vale lembrar que o processamento através da GPU é até 11 vezes mais rápido que o processamento através da CPU, podendo aprimorar os efeitos shaders usados, efeitos 2D e até as partículas e efeitos como fumaça ou brilho podem ser bem utilizados com o processamento na GPU.

Concluindo

DirectX 11 é ótimo para os games, porém utlimamente ainda não possui muitos utilizadores do mesmo, pois não tem uma placa de vídeo para o suporte. DirectX 11 não tem suporte para Windows XP e caso você tenha conseguido instalar DirectX 11 no Windows XP, você terá uma série de problemas ao tentar rodar um jogo com DirectX 11. Essa atualização foi tão imensa que alguns até mesmo dizem que o DirectX 11 fez tudo que o DirectX 10 não pôde fazer, pois cá entre nós, o DirectX 10 possui poucas alterações entre o seu mais importante antecessor: DirectX 9. Quer saber quais jogos utilizam DirectX 11? Clique aqui.

E os antecessores?

O DirectX 8 foi famoso pela renovação gráfica bastante utilizada em consoles famosos como o Playstation 2 ou o Nintendo GameCube, porém ele não possui suporte para novos efeitos como motion blur, blur, bloom, shader 2.0, shader 3.0, shader 4.0, etc. Isso não significa que ele seja ruim, más muito poucos jogos atuais utilizam o DirectX 8, ultimamente só alguns jogos 2D e alguns jogos indie vem rodando.
O DirectX 9 foi uma grande mudança, pois ele suporta bem mais polígonos, bem mais efeitos shaders mais avançados e muitas outras coisas. Todos os jogos atuais utilizam o DirectX 9, alguns com opções para DirectX 10 e 11, porém não há grande diferênça entre um e outro. O DirectX 9 foi praticamente um dos fatores mais importantes para a nova geração dos games e dos consoles, se não foi a mais importante.
O DirectX 10 não foi uma grande revolução gráfica, foi praticamente um aumento de suporte dos efeitos shaders, podendo adicionar algus efeitos a mais do que já tinha.

Comente

Game Players - Todos os direitos reservados