AutoDesk
Esse ano a Autodesk veio nessa edição trazer certificações, e fazer com que o Brasil vire o próximo polo digital, para ser a nova Hollywood, ou a próxima Bollywood, da Índia! Vamos ter uma palestra agora sobre AutoDesk...
Vamos ver o processo de tratamento de luminosidade\reflexação em pele. Uma coisa importante é que as configurações do seu monitor estejam dentro das configurações de cor certa, ele vem com um padrão, que não é o mais correto, alguns programas fazem isso. Temos que prestar muita atenção na iluminação que usamos, se for muito forte, obrigatoriamente ele terá menos espaçamento de imagem, se tiver muito espaçamento, você diminui a força do brilho. Na hora de configurar o brilho na sua imagem, lembre-se de usar a ‘reflectivity’, ‘glossiness’ e ‘roughnes’, você escolhe o que se encaixa melhor com o trabalho, cada um deles vai cuidar de uma parte, que vai desde rugas, a oleosedade da pele e suor.
Agora vamos sair da parte de design e entrar na parte da Certificação Internacional AutoDesk, segundo o palestrante, hoje, dia 11 de março é o dia mais importante da vida AutoDesk na América Latina. O trabalho de um designer gráfico vai além de só saber fazer, vem de dentro, é necessário responsabilidade! Ter necessidade de aprender mais, e mais. O mercado hoje quer pessoas que consigam produzir, dentro de prazos e com qualidade. O unico meio de receber reconhecimento no mercado, é extremamente necessário você ter uma certificação de trabalho de empresas grandes! O que é certificação? É ela que vai te entregar pra outras empresas, que você é um profissional qualificado para trabalhar com a plataforma que você escolheu. No caso da AutoDesk, todos os profissionais que passaram pelo difícil processo de ganho da certificação podem ser encontrados no site da AutoDesk, onde qualquer empregador, do mundo todo, poder ir atrás de você. Se você ganha o certificado, você vai poder ter acesso a softwares gatuitos, guias de estudo, ATCs e ACCs.
Alex Cancado
Depois de trabalhar no Brasil como um artista de motion graphics há quase uma década, ele se mudou para Los Angeles em 2002 para estudar na Gnomon School of Visual Effects.
Ele começou sua carreira na indústria de efeitos visuais como um freelancer e logo depois foi para a Luma Pictures onde ele atualmente trabalha como Lighter e Lead Compositor. No passado, Alex também trabalhou como instrutor na Gnomon School of Visual Effects, no ensino de composição avançada.
Créditos recentes incluem: Capitão América, Thor, X-Men: First Class, Piratas do Caribe: No Fim do Mundo e Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Ele está atualmente trabalhando em Anjos da Noite 4 e Os Vingadores.
Com relação ao evento ele disse ao Terra: "Minhas expectativas são as melhores, pois a equipe de artistas e profissionais que está indo para o Brasil é das melhores. Cada um deles é mais interessante que o outro"
Depois dessa breve apresentação, vamos a palestra dele. Ele vai apresentar um pouco de como funciona a produção da Luma Pictures. Mostrando um vídeo de um evento que eles fazem internamente, chamado “mustache march”, mostrando fotos de homens e mulheres de bigode, bem engraçado. Agora vamos ver o portfólio dele, coisas que NINGUÉM teria acesso. Vamos ver cenas de novos filmes, que ainda nem terminaram de ser produzidos! Iremos ouvir um pouco sobre Nuke e aprimoramento de texturas. Não tenho palavras para descrever o que esta sendo passado aqui, é necessário fazer duas, três, ou mais montagens do objeto em 3D e cada uma dessa parte vai ser adicionada em cima do que você vai trabalhar. Esta sendo falado em uma textura, que ele usou no filme ‘Anjos da Noite’, onde era necessário ‘bolhas’, ele simplismente colocou óleo de milho numa panela, pegou seu Iphone filmou o óleo borbulhando, e pronto, está ai a textura que ele usou no filme.
Scott Spencer
Spencer tem passagens na Pixologic, Gentle Giant Studios e Pendulum Studios para Activision. Atualmente trabalha como designer no filme The Hobbit pela Weta Workshop, além de lecionar na Gnomon School.
No The Union, ministrará palestra sobre ‘Design de personagens digitais com ZBrush usando técnicas de Dynamesh’. A ferramenta Dynamesh possibilita criar uma maquete digital inteiramente flexível, como se fosse argila.
Com certeza um dos maiores nomes da criação de personagens digitais. Falou um pouco sobre o ZBrush, e sobre anatomia de pesonagens. O segredo pra criar coisas mais realistas é você conhecer bem o corpo humano, você tem noção dos movimetos que o corpo faz, porque por mais surrealista que seja sua moldagem ela tem que ser possível. Se você souber usar bem o ZBrush, e tambem souber usar o Photoshop, você tem as duas ferramentas perfeitas pra fazer o melhor trabalho possivel.
O conhecimento osseo, e muscular do corpo humano é essencial! Em todo trabalho que for fazer, você tem que passar pra quem está vendo, uma sensação de que ela jé conhece, mas ao mesmo tempo é uma coisa desconhecida... Usando traços humanos num ser totalmente diferente do que estamos habituados. O mais importante na criação de personagens é você fazer uma silhueta marcante, como por exemplo:

