
Pessoalmente sou totalmente contra qualquer tipo de estimulante, seja bebida alcoólica, energético, droga então nem se fala; estimulantes mais leves como refrigerante e café são bons de vez em quando, no entanto, sábado era um dia em que um energético ia bem. Começa agora, a matéria final do The Union: Segunda Edição.
![]() |
Foto ilustração: Design Descafeinado |
[Uniformes e equipamento]
Sexta-feira dia 9 de março, estava marcado para ser a gravação do programa piloto da Game Players, e como foi falho, posso revelar à vocês. O tempo era corrido, no mesmo dia a equipe tinha de arrumar todo o equipamento para os dois dias de evento, e aguardar os uniformes que estavam para chegar.
Sem depreciação de empresas, fizemos a encomenda na Camisetas24Horas, que de 24 horas, só tem a enrolação. Pessoal? Nem pensar! Isso é para prevenir que você, que é nosso leitor, evite de fazer seus uniformes em um lugar completamente escasso de respeito e compromisso.
A encomenda foi feita na quinta-feira dia 1 de março, e tranquilizando a equipe, foi dito que estaria pronto na terça-feira dia 6 de março, no entanto, com ligações e e-mails apressados, obtivemos a resposta na quinta-feira dia 8, alegando que estariam prontas na sexta-feira dia 9, um dia antes do evento. Com toda calma do mundo, foi dito à equipe que as camisas ficariam prontas somente no sábado de manhã, porém como já estaríamos no evento, não poderíamos receber, então fomos buscar. Mas é óbvio, que ao chegarmos lá todas as camisas estavam erradas, nomes e nicks trocados, isso porque o projeto foi aceito pelo designer, além de ser em um lugar completamente mal planejado.
Para cobrir o evento, usamos:
- Câmera Sony Handycam DCR-SR68
- Microfone de Lapela
- Microfone Shotgun Boom Yoga
- Fones de ouvido Phillips (para retorno)
- Gravador Sony ICD-PX312
- Extensores P2
- Cabos XLR/p10 com adaptador p2
- 2 Tripés
Indo ao evento
[Manhã]
![]() |
Foto ilustração: Google Imagens |
"Imprensando"
[Credenciamento e exposições]
Ao chegar lá recebemos credenciais
e fomos convidados a ver a exposição de trabalhos, com stands da Wacom e nVidia, uma de nossas parceiras de mailing:
Ingressando no mundo da matéria
[Sala de imprensa]
A sala de imprensa a princípio era muito convidativa, quando chegamos, os "comes e bebes" estavam sendo arrumados, e aproveitamos para gravar a chamada. Tinha computadores super preparados com tecnologia nVidia, para que os jornalistas tanto pudessem acessar a internet, como utilizar programas que tiveram demonstrações nas palestras, e jogos feitos com Unreal Engine feitos pelos alunos da Saga.
A mais extrema sacanagem
[Cobertura em vídeo]
5 minutos antes do começo do evento, fomos informados de que não poderíamos filmar lá dentro, somente tirar fotos, o que foi ótimo, uma vez que só levamos equipamento de vídeo, e nem um fotográfico sequer. Representando com uma foto ilustrativa, foi exatamente assim que nos sentimos:
Foto ilustração: Google Imagens |
Apresentando o evento
[Marina Person]

A linda apresentadora Marina Person, fez as honras de trazer ao palco os ilustres palestrantes, com toda sua carisma e positividade.
Neil Huxley
[Criando cinematics num espaço de produção virtual]
Neil nos mostrou como é um pouco do processo de criação das animações de um jogo, desde os simples dublês, ao vídeo final do teaser de Transformers: Fall Of Cybertron.
Wayne Hollingsworth
[Criando efeitos especiais e visuais [VFX] para produção]
Wayne foi muito paciente. Nos mostrou alguns de seus trabalhos que sinceramente nos deixou fascinados e completamente bobos, e depois seguiu com alguns tutoriais de VFX extremamente sensacionais.
Darrin Krumweide
[Design e modelagem de automotivos]
Darrin foi o mágico que fez o protótipo do Batmóvel de Batman: Forever, no entanto, sua palestra foi meio vazia em questão de conteúdo, e suas piadas foram completamente falhas. Nos mostrou o processo de criação de um carro desde o desenho. Fez uma sátira com seus alunos que diziam estar cansados de construir um modelo automobilístico 3D em 3 dias, e ele um carro completo em 3 meses.

Alex Alvarez
[Como construir criaturas]
Alex Alvarez, dono e diretor da Gnomon School Of Visual Art em Hollywood nos deu uma palestra de como criar uma criatura desde o modelo 2D no papel, até o modelo 3D com cenário e vários elementos em três dimensões como árvores, correções de cor, fumaça, e as próprias rochas.
Axis School Of Visual Effects
[Escola brasileira com método de formação americana]
Alessandro, diretor da Saga no Brasil, junto com Alex Alvarez, nos apresentou a Axis: School Of Visual Effects, que será uma escola que trará o melhor conteúdo para os melhores. Não é qualquer escola, não é possível ter vontade de fazer acontecer, e se inscrever. A escola só aceitará os melhores, com os melhores portfólios (já foram rejeitados mais de 250). Mais detalhes somente quando a escola vier à tona.
Neville Page
[Técnicas criativas de design]
Neville foi muito engraçado e muito convidativo, o que tornou sua palestra muito menos maçante, e bem aconchegante. Ele nos ensinou a criar personagens através de diversas ferramentas, como o Photobooth, que pode ser encontrado em Mac's e iPad's e o Alchemy, que é gratuito. Foi usado um pedaço de picanha que sobrou do almoço, e um pedaço de madeira. Foram criadas composições incríveis.
AutoDesk
[As configurações do seu computador estão à seu favor]
A AutoDesk além de trazer dicas de design como luminosidade, intensidade, e cores, trouxe também uma novidade, sua certificação no Brasil. Todo profissional certificado pela AutoDesk terá um perfil na página da mesma para que possa ser encontrado por empresas de grande porte, além de ter acesso gratuitamente a softwares.
Alex Cancado
[Texturização de personagens 3D e aprimoramento no Nuke]
Alex Cancado mostrou um pouco de seu portfólio e cenas inéditas de filmes ainda não exibidos. Exibiu dicas para aprimorar texturas. Uma palestra bem interessante, e o fato mais interessante, é que Alex é brasileiro.
Scott Spencer
[Design de personagens digitais com ZBrush usando técnicas de Dynamesh]
Spencer falou um pouco sobre ZBrush e criação de personagens em 3D bem próximos do real. Ensinou a ter noções sobre o corpo humano e anatomia de personagens.
Wacom
[Tablet altamente precisa]
A Wacom apresenta sua nova linha Intous, que além de ter uma enorme precisão também é touch.
Rob Nederhorst
[Criando composições altamente realistas]
Rob destruiu metade do planeta com a simples frase: -"Vou usar Nuke, aliás, só uso Nuke, After Effects é para criancinhas". Demonstrou uma cidade feita para "Padre", que após a filmagem original, acrescentou elementos do Photoshop em um tracking, resultando em uma cidade totalmente destruída e obscura.
Cameron Davis
[Storytelling Visual no design de personagens]
Cameron Davis entrou no maior estilo, já descontraindo toda a platéia. Cameron nos mostrou o processo de formação dos personagens, mais uma vez desde os rabiscos, até o resultado final.
Mesa Redonda
[Perguntas e respostas]
Para fechar o evento com chave de ouro, todos os palestrantes e diretamente responsáveis pelo evento, se unem para responderem à perguntas do público.
E assim se encerra o The Union: Segunda Edição!
Obs: Ao longo da semana poderão ser feitas alterações
Yeah!
Embaixo do circulo vermelho marcando vocês, bem no canto inferior direito, DA PRA VER MINHA CABEÇA! YaY! <3
Cara, depois que eu olhei bem as fotos eu estava reparando nisso! ashuashusahusahu